quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Recebi um email muito interessante de uma amiga falando sobre um conferencista que fez uma palestra sobre a CRITICA. Antes de inciar seu discurso, ele colocou uma mesa redonda no palco, coberta com uma bela toalha de seda, em cima da qual estavam flores lindas e cheirosas, pérolas e outras jóias e uma pequena jarra de vidro contendo uma pequenina lagartixa dentro dela. Ao começar sua fala o conferencista perguntou à platéia o que as pessoas estavam vendo em cima daquela mesa e a maioria delas disseram que viam um réptil feio e nojento dentro de um vidro .Ele então encerrou a palestra dizendo-lhes: “vocês viram como funciona a crítica humana ? Eu coloquei nessa mesa lindas flores cheirosas, jóias e pérolas, mas vocês só enxergaram uma lagartixa feia e nojenta”.
Todos nós temos o nosso lado flores e jóias e também o lado lagartixa, mas a maioria dos nossos críticos só vem o nosso lado lagartixa.
Eu observei muito bem isso agora durante a crise do Senado Federal. Nos últimos tempos tenho acompanhado os trabalhos importantes que o Senado vem desenvolvendo com fiscalizações e aprovações de Leis boas e justas para o Brasil e o povo brasileiro, mas a mídia pouco fala sobre esses trabalhos só vendo o lado lagartixa daquela Casa do Parlamento Brasileiro. Hà quase dois anos o Senado aprovou 3 Leis que recompõem o salárío dos aposentados da previdência. Desde então, estas Leis estão paradas na Câmara dos Deputados porque o Presidente Lula , que domina mais de 50% dos deputados com favores, liberações de emendas orçamentárias e outras vantagens, não permite a aprovação dessas Leis, alegando que a previdência é deficitária e não comporta as despesas decorrente destas Leis. No entanto ele manda milhões de dolares para Hugo Chaves e Evo Morales, altera o tratado de Itaipu com o Paraguai que trará um prejuízo enorme para os Brasil e os Brasileiros, e diz até que vai emprestar dinheiro ao FMI. Só não há dinheiro para os velhinhos aposentados da previdência. E o PT é o partido dos trabalhadores que deveria em primeiro lugar lutar pela maioria dessa gente tão sofrida do nosso País, que são os aposentados.
Há alguns anos atrás, a Senadora Eloisa Helena foi expulsa do PT por ter votado contra uma reforma previdenciária enviada pelo Lula ao Congresso que cometia injustiças contra o trabalhador. Na ocasião ela apresentou um competente estudo comprovando que a previdência não era deficitária, apenas tinha os seu recursos desviados para outros fins.
Quando o Senado derrubou o imposto do cheque, logo em seguida aprovou uma Emenda Constitucional que obriga o Gverno Federal a gastar no mínimo 5% do Orçamento da União com a saúde. Esta Emenda é mais uma das inúmeras leis que se encontram paradas na Câmara porque o Presidente Lula não permite que a Câmara vote.
Se não tivemos o terceiro mandato foi porque o Lula sabia que no Senado ele não passaria. E essa relativa independência do Senado, que defende bravamente a democracia brasileira tão ameaçada nos últimos tempos, o coloca vulnerável a essa campanha difamatória, em parte orquestrada pelo próprio Presidente Lula. Haja vista a interferência dele na crise da comissão de ética que julgava os processos do Presidente Sarney no Senado.
.Não estou defendendo aqui a corrupção existente no Senado. Muito pelo contrário, gostaria que fossem mais bem investigada e punidos os culpados, mas apenas mostrando o lado “flores” daquela Casa da democracia brasileira que deve ser defendida por nós com unhas e dentes. Não se deve confundir a Instituição com os seus membros. Os membros passam, mas a Casa fica. E 2010 está aí para exercermos o nosso voto e fazermos a transformação que precisa ser feita nesse País.

3 comentários:

  1. Amiga Violeta,

    Estou encantada com a constatação de que você habilmente derramou neste texto a essência da mensagem contigo recentemente compartilhada, desenvolvendo-o com mestria para mais uma vez nos alertar sobre a sutileza do processo de cassação subliminar ao qual qualquer instituição ou pessoa está sujeita quando começa a ser uma pedra no sapato de pés que buscam os obscuros caminhos da mutilação do mais precioso bem que qualquer miserável tem: capacidade de pensar,em troca do oferecimento de "tutela". É, dar a liberdade em troca de "proteção" é a pior troca que qualquer humano pode fazer!

    Alegria de Ser

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito proveitoso ter mais de um ângulo para se analisar qualquer situação. O texto deixa isso primorosamente claro. Muito bom o exemplo do palestrante. É realmente uma pena que a maioria das pessoas só consiga enchergar o lado ruim das coisas.

    ResponderExcluir
  3. Vó,
    Amei essa sua ultima postagem,é muito bom ver o lado bom das coisas também!Estou realmente encantada com o seu blog..Está muito bom!beijos da sua neta Camilla

    ResponderExcluir