quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os jovens e as crianças de hoje tem muita conciência ecológica e sonham com um planeta mais limpo e preservado. Mas sonhos sem realizações são apenas devaneios. De nada adianta essa conciência ecológica dos jovens se as ações para a preservação do planeta não se efetivarem e eu percebo no jovem de hoje uma completa falta de conciência política. São as ações dos políticos que administram e governam o País. Os jovens precisam conhecer bem os reais problemas do Brasil para cobrar dos políticos sua resolução. Não se conhece os problemas de um País através apenas da mídia que diz sempre o que os governos querem que ela diga, mas sim na pesquisa de fontes mais confiáveis. Os jovens de hoje serão os políticos de amanhã e precisam, desde já, se prepararem para essa missão tão importante.
A minha geração sonhava com um mundo de “paz e amor” e, no entanto, fez guerras e provocou uma destruição quase irreversível dos recursos naturais do Planeta. E aí eu me pergunto: por que o ser humano é tão mutável e contraditório? E só encontro uma resposta: porque não SE CONHECE. Confucio, o famoso filósofo chines, já dizia:
“Se queres Estados organizados começas pelo Homem: conhecendo–se serão homens de bons corações; sendo homens de bons corações, formarão famílias bem constiruídas; e o conjunto de famílias bem constituídas é um Estado bem estruturado.”
Todos falam muito da corrupção e dos polílítico sem se darem conta que eles refletem exatamente a mentalidade do próprio povo brasileiro que sempre arraja “um jeitinho” para tudo. A política e o governo do Brasil só irão mudar na medida em que a mentalidade do povo também mudar. Parece-me até que já está havendo um movimento neste sentido, mas, por enquanto, só na cobrança dos políticos. É preciso também que mudemos valores e comportamentos da população brasileira porque como já dizia Confucio: “Se queres Estados organizados começas pelo HOMEM”.

3 comentários:

  1. vó ,
    adorei essa sua ultima postagem e concordo plenamente em tudo que foi dito.
    O blog está ótimo e claro ,de maneira que os jovens consigam entender!
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a transformação começa com o homem. Mudança essa de percepção e atitudes.

    Como os mais velhos já estão mais que imersos em velhos hábitos, muitas vezes dificeis de serem modificados, se torna necessário que justamente os jovens se responsabilizem por mudar essas más e desnecessárias atitudes perante a Terra.

    Parabéns pelo blog Tia Viola,
    Abraços e beijos.
    Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a mudança começa pelo indivíduo, sim! Precisamos transformar nossa forma de pensar e agir...cada um deve começar a se responsabilzar pela sua própria vida!
    Tia, vc é demais!!! Nao canso de dizer! Muitos beijos, Fáfá

    ResponderExcluir